sexta-feira, 23 de março de 2012

Resenha sobre o livro O Renascimento de Nicolau Sevcenko




O livro O Renascimento de Nicolau Sevcenko na sua 20° edição vem acompanhado de uma entrevista do autor que traz uma serie de discussões que nos ajuda  compreender o  período histórico.



O Professor Nicolau ,  formado em História pela USP em 1981 e onde se doutorou e hoje faz parte dos quadros de professores,  se qualifica como “andarilho vacilante”  para representar sua  forma de pesquisa e de busca a História, “ um  sonâmbulo que é guiado por  sonhos” mostrando que um historiador  tem quer estar livre para  a  pesquisa e se deixa guia pelos objetos.



Na entrevista o autor sustenta que o interesse pelo tema Renascimento foi influenciado pelo meio social que convivia, de amigos e amigas da areia de História da Arte. Nos faz   compreender  que “esse conhecimento é importante  para nos  ilustra o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea”.  Assinala que  nesse processo de queda do feudalismo e inicio do capitalismo onde diante da pobreza e miséria o capital surge  forte  e robusto, é muito  por  conta do individualismo que o renascimento foi  uns dos responsáveis. Citando uma fala de um personagem de Shakespeare:”Ouso tudo que é próprio de um homem, quem ousa fazer mais do que isso não o é.” afirmado a posição do homem enquanto centro.” Tudo que os renascentistas pretendiam era assumir a condição humana até seus limites, até as ultimas conseqüências

O livro trata do período dito renascentistas  entre o século XIII e meados  XVII um período grande de estudos dispostos em 87 paginas, que acredito ser  muito pouco para demonstra boa parte do que foi em todo seu apogeu esse movimento que em geral estudamos mais as matérias ligadas as Artes e Nicolau que apresenta  um recorte dessa Arte de certa forma no contexto e impacto social.



 Uma visão histórica do período mostra como estava a o Ocidente  europeu no fim da Baixa Idade Média, o crescimento econômico  o surgimento das  grandes cidades (burgos) e dos domínios do  mar mediterrâneo, destacando que o século XV foi o século do comércio.



Outro  fator  importante  seria os principais elementos que irá dar  força ideológica para o surgimento do Capitalismo e o fim do Feudalismo na Europa. Os elementos que levaram o fim do feudalismo também impulsionaram para que o movimento renascentistas tivesse a amplitude que teve como por exemplo a Peste Negra, uma doença ligada a pouca higiene e falta de saneamento básico  que ocasionou a morte de milhões de pessoas, afetaria demograficamente  as cidades e regiões da Europa. Fazendo  com que os Senhores feudais comprasse mais taxas dos camponeses que no processo de arrocho e eclodiram varias revoltas nesse período, por  fim, o sistema assalariado e de arredamento fez com que se criasse o sistema do dinheiro, dando inicio assim ao capitalismo.

Nesse processo quem saiu  fortaleceu foi a Monarquia  que teve  como problema para organizar um Estado com força e  único, onde  antes só a havia o poder pulverizado dos feudos.  Foi então criado um corpo burocrático para a nova  ordem política social e econômica , a partir  é  claro dos escalões da burguesia, tendo como referencia as casas  financeiras e os  grandes traficantes, essas  casas comercias  possuíam a  burocracia necessária e já habitavam dimensões nacionais e internacionais.

Com a nova  ordem social as relações individuais de empregados e empresários se colocaram como series isolados na sociedade. Esse começaram a ser regidos pelas as leis do mercado, conduzido os indivíduo para a livre concorrência, foi assim que se deu varias transformações nas técnicas nas areias de agricultura, metalurgia e diversas outras  forma do trabalho .

 É nesse  momento também com a invenção do relógio que o tempo começa a ser vendido, cada minuto agora tem valor, não muito diferente dos tempos atuais. Então o autor começa a destaca o papel dos intelectuais nesse processo.

Os humanistas tem papel central em todo esse  crescimento e mudança de comportamento do período, esses  são os homem que “ desde o século XIV vinhas se esforçando para  modifica e renovar o padrão de estudos ministrado nas universidade medievais” que nesse  contexto são controlados basicamente  pela  Igreja. Eles queria radicaliza  a universidade, sair  de uma perspectiva da alma( ligado a Igreja) para o estudos  dos humanos , e esse movimento deu origens as diversas areias de estudos como exemplo a história, matemática etc



Os  humanistas consideravam como mais perfeito e expressivo a cultura antiga derivada do paganismo, não que eles tivessem virado ateus, ou contrários vários eram ligados direta ou diretamente a igreja, eles desejam na verdade reinterpreta  a  mensagem do Evangelho com base nos  estudos do tempos antigos.

O autor nos  mostra que um ponto importante  a se destaca no pensamento  humanista é a critica da cultura tradicional, fazendo uma leitura permanente e continua voltada  para  a concepção de mudanças, para  a transformação das mudanças, contraponto os teólogos da igreja com seus princípios medievais que levava ao “pensamento único vindo de Cristo e  do Juízo final”.

Um comentário: